Histórico

Foi diante da necessidade de confraternizar, pugnar pelo interesse coletivo e estimular a prática esportiva e a desenvolver o nível cultural, que trinta e sete oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão com apoio do Coronel Pedro Paulo Pereira Oliveira, então Comandante Geral da Corporação, desencadearam os primeiros sinais da existência da Associação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão que remonta ao dia 12 de maio de 2001. O primeiro Diretor presidente a tomar posse foi o então Tenente Coronel Bombeiro Militar Marcos Sousa Paiva tendo como seu Diretor vice-presidente o Capitão Isaias Silva Ataíde. Demais membros da primeira diretoria executiva foram a Capitã Glaucia Iraúna de Melo Freire – primeira secretária, o 1º Tenente Celso – segundo secretário, Capitão Stélio Silva da Rocha – primeiro tesoureiro e 1º Tenente Delmiro Nascimento – como segundo tesoureiro. Todos para o biênio 2001/2003. Os demais membros dos conselhos fiscal e resolutivo foram indicados provisoriamente. Naquele mesmo ano de 2001 a diretoria executiva fez o registro do primeiro estatuto social da entidade no dia 21 de agosto. A Associação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão passou a ser intitulada também pelo nome de CÍRCULO 2 DE JULHO.

A Associação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão  é uma instituição sem fins lucrativos, apartidária, de caráter civil, e com personalidade jurídica própria. Tem como objetivo proporcionar a prática e o desenvolvimento da cultura de modo geral, promover e organizar atividades sociais e representar perante as autoridades administrativas e judiciais os interesses individuais e coletivos de seus associados, contribuindo para o engrandecimento, modernidade e fortalecimento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e consequentemente da Segurança Pública do Estado do Maranhão. A partir de Julho de 2009, devido à aquisição de sua sede social na rua Urucutiua – Araçagi, a Associação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão  passa a possuir o nome fantasia de Clube dos Oficiais.

Após o Tenente Coronel BM Marcos Sousa Paiva seguiram-se como diretores presidentes:
– Tenente Coronel Jone Nascimento Rodrigues para o Biênio 2003-2005 e 2005-2007
– Major Abner Ferreira de Carvalho para o Biênio 2007-2009 e 2009-2011
– Major Islandy Matões AMARAL para os Biênios 2011-2013 e 2013-2015
– Capitão Humberto pires de Santana Junior para o Biênio 2015-2017
– Tenente Coronel Islandy Matões AMARAL para o Biênio 2017-2019

Como reconhecimento institucional, em 26 de Setembro de 2011, pelo cartório Cantuária de Azevedo, foi conferida a Personalidade Jurídica para CIRCULO 2 DE JULHO. Em 15 de dezembro de 2011, pela Prefeitura de São Luis, foi a Associação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão considerada de utilidade pública pela Lei nº 5.572. Em 09 de maio de 2012, pelo Governo do Estado do Maranhão, foi a Associação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão considerada de utilidade pública pela Lei nº 9.587. Em 17 de julho de 2012 houve a primeira alteração estatutária, assim como o registro do seu primeiro regimento interno. Hoje a Associação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão conta 220 sócios.